segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

A ti, que sempre serás o melhor do Mundo

Costumo dizer que sou uma das pessoas com mais sorte no Mundo, porque só há duas coisas que não se podem escolher na vida: os pais e os filhos. Mas, se algum dia, por alguma razão, esse direito me fosse cedido, seria bastante fácil: elegia exactamente aqueles que tenho.
Do meu Pai herdei o prazer de dar, a sede pelo andebol e a paixão pela música. Por causa dele ainda me arrepio a ouvir Rui Veloso, porque foi abraçada a ele que me emocionei pela primeira vez a ouvi-lo. Por causa dele as noites são cheias de sonhos e de futuros...
Foi com ele que aprendi de que matéria é feito o universo e tantos outros incontáveis pequenos nada que fazem com que uma filha cresça.
Senão fosse o meu Pai, não acreditava no amor para toda a vida, na amizade entre homens e mulheres, no significado de ajuda, afecto, generosidade e sensibilidade. Senão fosse o meu Pai, achava que os homens eram todos egoístas e irreflectidos.
Mas não. Tive mesmo sorte. Tive um Pai daqueles que todos gostavam de ter.
Aprendi com ele a partilhar espaços e casas, a respeitar as conversas e as opiniões dos outros mesmo quando não os percebo, a ter paciência e a ignorar aqueles que nos ignoram.
Aprendi a ler nos olhos dos outros aquilo que eles não sabem como nos dizer, a ouvir no silêncio e a estender primeiro a mão, quando a outra que ansiosamente nos espera procura a nossa. Aprendi a calar-me agora para falar mais tarde, a ouvir sem pressas e a ter sempre uma palavra de ânimo para quem precisa.
Quando fecho os olhos e o vou visitar às memórias sossegadas onde mergulha intacta a minha infância e o vejo a receber-me com um abraço forte, volto sempre ao melhor de mim.

Sinto-me outra vez com cinco anos, a ouvir Rui Veloso, e dou comigo a pensar que fui a miúda com mais sorte do Mundo! Que não há Pai melhor que o meu.
Afinal, tenho outra vez a bata do infantário vestida. Volto a sentar-me ao colo dele, feita de mimo, filha pequenina, até ao fim da vida.

Obrigada pelas mil marcas que me deixaste...
Fazes-me muita falta sabias?

1 comentário:

  1. Tenho a certeza que está MUITO MUITO ORGULHOSO da pessoa que és!

    ResponderEliminar